sábado, 26 de abril de 2008

O começo!

"The world is full of clear things that nobody notices"


Sir Arthur Conan Doyle



Quem me conhece sabe que uma das coisas que eu mais gosto é opinar, e mostrar minha opinião. Julgo-a muito mais importante que qualquer coisa, porque ela reflete exatamente a pessoa que sou. Por isso, resolvi postar aqui também o comentário que fiz no blog Máquina de Escrever do escritor Luciano Trigo, na postagem do dia 22.
O texto de Luciano tratava-se da comoção causada pela morte da menina de cinco anos, Isabella Nardoni. Essa comoção, segundo ele, vinha da proximidade dos "assassinos" (eu preferiria indiciados, uma vez que eles mesmos não confessaram o crime e eu não me sinto no direito de ter a certeza de sua culpa) com a vítima, bem como de sua "normalidade" - devido às cenas exibidas na televisão: o casal, no supermercado, com as três crianças. E é aqui que entra a minha reles e mortal opinião.


"Sinceramente? Eu ainda acho que essa comoção excessiva da sociedade está vinculada à comoção excessiva que a mídia em si vem apresentando. Olhe só, antes da garota ser assassinada era a dengue a grande vilã do Brasil; antes da dengue, eram os marginais das favelas cariocas; antes deles, era o governo Lula em Brasília!
Nós nos comovemos pelas coisas que a mídia resolve que devemos nos comover; obedecemos tão afiada e cegamente que acabamos por perder nosso senso crítico do que é realmente importante, tornando-nos alienados e perdidos pelo mundo. O que realmente nos importa saber é privilégio apenas dos que vivenciam os fatos; nós, povo comum, impopular, somos completamente pacatos à mídia.


Posso dizer, com segurança, que não acredito mais em uma mídia específica; prefiro ir atrás dos fatos, pesquisá-los, entendê-los, tirar minhas próprias conclusões. Confesso que não sou tão informada quanto às atualidades, devido ao meu curto tempo livre. Todavia, vou atrás do que realmente me interessa, quando o faço. E digo mais: o caso da menina não me abala. Por vezes, julgo o fator 'assassinato' como algo que mantenha a população estabilizada, bem como a dengue é. Mas aí entram concepções complexas, e como eu bem disse: falta-me tempo. Quem sabe eu possa escrever sobre isso da próxima vez.
Cá inauguro um blog mais realista (na falta de palavra melhor). Não diria sério, porque insultaria minhas próprias concepções artísticas. Portanto, os também interessados em poesias, contos, crônicas e afins... Dark Chest Of Wonders é o seu lugar. E para os meus desabafos, surtos, momentos, crises, ataques, loucuras, anseios... Come To Loserville.
Obrigada por sua atenção e volte sempre!

Nenhum comentário: